sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Dança: uma ferramenta contra a depressão



Como é que é?
Como é que sair dançando por aí vai me ajudar a sair da depressão?
Por acaso você acha que eu tenho animo pra dançar?
Calma!
Uma coisa de cada vez
Tudo é movimento no universo, tudo na vida se movimenta, nada (nada mesmo) fica inerte, as células as moléculas, as energias, tudo esta em constante movimento e transformação.
Nossos músculos se atrofiam quando não são usados, o mesmo acontece com nossa mente e espírito.
Quando alguem esta em depressão, um dos primeiros sinais que ela apresenta é a falta de vontade de sair, de trabalhar, de estudar ou qualquer outra atividade que exija algum esforço, a pessoa só quer ficar trancado no quarto e se afundando cada vez mais.
Preguiça?
Longe disso.
Mas se persistir neste quadro além de atrofiar os músculos também vai atrofiar a mente e até o espírito, o que poder levar ao suicídio, que alias não vai resolver nada, pois os problemas continuarão na vida pós tumulo, já que a vida não cessa (mas este não é o assunto de hoje, falarei sobre suicídio em breve em outro post).
Bom, se a inércia contribui para piorar minha depressão então o que devo fazer?
Movimentar-se, e muito.
Então eu posso entrar em uma academia e fazer exercícios.
Claro que pode, e ajudaria muito, o problema é que pra quem não tem o habito de fazer exercícios como muitos fazem por prazer, será muito penoso fazer exercícios principalmente se esta com depressão.
É preciso buscar atividades prazerosas, e a dança pode ser uma boa pedida, existem cursos de forró, dança do ventre, valsa, salsa tango e muito outros, mas não vá com a preocupação de se tornar um exímio dançarino, não é esta a intenção, pelo contrario, vá sem responsabilidade nenhuma, a ideia é movimentar o corpo, conhecer pessoas novas, sair um pouco do ambiente triste e doente em que se encontra.
Mas por favor, não vá buscar uma dança saudável em um baile funk, você não vai encontrar. (não é preconceito e tão pouco puritanismo, acontece que nestes ambientes o teor energético é muito denso e a ultima coisa que você precisa nesta hora de mais energias pesadas sobre você).

Não pense que a dança tenha somente uma função psicológica.

Quando movimentamos o corpo também movimentamos as energias que estão em nós e em nossa volta, com isso dissipamos energias que estão estagnadas em nossos chakras.
Casa você não seja muito fã de dança (como eu, heheheh) faça um forcinha, garanto que depois de sua primeira aula de dança você se sentira mais leve e disposto (ou disposta).
Mas se dançar realmente não for sua praia também existem outras opções que terão os mesmos efeitos e são tão prazerosas quanto.
Tanto a yoga quanto o tai chi chuan sao atividades maravilhosas no sentido de movimentação das energias, até porque nesta praticas os exercícios energéticos são feitos de forma consciente.

O mais importante de tudo isso é que você escolha a vida.
mas lembre-se isso nao trará uma cura miraculosa para depressao, é apenas uma das ferramentas que podem ajudar a restabelecer o equilibrio, procure sempre um profissional da area medica, pois depressao é coisa seria.


Um comentário:

  1. Adorei seu blog, você foi indicada para a tag.
    Vai no meu Blog la explica todo
    http://pandilinecarol.blogspot.com.br/2015/01/tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir

sinta-se a vontade para comentar, questionar e até criticar
Palavras de baixo calão e ofensas serão excluídas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...